Planos de aula para Educação Infantil
Confira abaixo 5 planos de aula para a creche e a pré-escola, que estimulam a participação ativa da criança no aprendizado e na construção do conhecimento através do lúdico.
O planejamento está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e têm como eixos as interações e as brincadeiras.
Plano de aula 1 para creche: acolhimento
Plano de aula para creche - bebês (zero a 1 ano e 6 meses) | |
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Tema | Acolhimento |
Campo de experiência | O eu, o outro e o nós |
Habilidades | (EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão. |
Objetivos | Demonstrar reações ao relacionar-se com o outro (sorrisos, expressões faciais, sons, etc.). |
Conteúdo | Sentimentos e emoções |
Duração | 30 minutos |
Recursos didáticos | Fralda, toalha, lenço ou qualquer pedaço de pano cujo tamanho seja suficiente para cobrir o rosto. |
Metodologia | Dramatização: 1. interagir com o bebê usando diferentes nuances de voz, brincar, chamá-lo pelo nome e depois cobrir o rosto com o pano e aguardar alguns segundos. 2. Retirar o pano de rosto e cumprimentar o bebê com um “olá” efusivo. Observar a reação da criança. 3. Feito isso algumas vezes, alternar: cobrir o rosto da criança e depois de alguns segundos perguntar “Onde está o/a (nome do bebê)?. Retirar o pano e dizer: “Achou!” 4. Estimular a capacidade de interação do bebê, de forma a facilitar a adaptação na transição casa/berçário da instituição de ensino. |
Avaliação | Verificar se o bebê tem reações de alegria, surpresa, felicidade ou qualquer outro tipo de sentimento/emoção quando o professor interage com ele, e se demonstra reações a esse estímulo. |
Referências | - |
Plano de aula 2 para creche: cores
Plano de aula para creche - crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) | |
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Tema | Cores |
Campo de experiência | Traços, sons, cores e formas |
Habilidades | (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais. |
Objetivos | Identificar as cores amarelo e vermelho e desenvolver a coordenação motora fina. |
Conteúdo | Amarelo e vermelho |
Duração | 40 minutos |
Recursos didáticos | 1. papel crepom amarelo, 2. papel crepom vermelho, 3. massa de modelar amarela 4. massa de modelar vermelha 5. cola. |
Metodologia | Aula dialogada: 1. conversar com as crianças sobre as cores e estimular as crianças a identificarem objetos da sala de aula que sejam amarelos e/ou vermelhos. 2. mostrar um cartaz com imagens de alimentos amarelos e/ou vermelhos e aproveitar para conscientizar sobre o que é saudável e sobre o que não é 3. falar sobre a importância de comer frutas e mostrar às crianças frutas de verdade nessas cores (exemplo: maçã, morango, banana, pera) - permitir que as crianças manuseiem, sintam o cheiro, a textura, etc. de cada fruta 4. reforçar que a banana e a pera são de cor amarela e o morango e a maçã, de cor vermelha. |
Avaliação | 1. entregar a cada criança um pedaço de massinha amarela e um pedaço de massinha vermelha e pedir que modelem uma das frutas que manusearam em sala. 2. distribuir folhinhas de atividades com imagens de frutas usadas em aula como exemplo e dar às crianças pequenos pedaços de papel crepom nas cores correspondentes (as folhinhas estão disponíveis abaixo; basta clicar e imprimir) 3. pedir que as crianças amassem os pedaços de papel crepom formando pequenas bolinhas e que colem tais bolinhas na folhinha até preencher as imagens (o professor deve auxiliar a criança, mostrando como amassar o papel para fazer bolinhas, passando a cola na folha de atividades e colando a primeira bolinha de cada cor). |
Referências | - |
Plano de aula 3 para pré-escola: conceitos matemáticos
Plano de aula para pré-escola - crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) | |
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Tema | Conceitos matemáticos |
Campo de experiência | Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações |
Habilidades | (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Objetivos | Adquirir noções de quantidade |
Conteúdo | Números (1 a 10) |
Duração | 40 minutos |
Recursos didáticos | 1. números de 1 a 10 em material colorido (exemplo: borracha EVA), 2. pregadores de roupa, 3. 10 palitos de picolé para cada criança, 4. folhinhas de atividades. |
Metodologia | Aula expositiva: 1. conversar com as crianças sobre a importância dos números: servem para nos ajudar a contar (dar exemplos mostrando a contagem de objetos como palitos de picolé, pregadores de roupa, etc.), para informarmos a nossa idade (perguntar às crianças qual a idade delas), etc. 2. iniciar uma contagem a partir do número 1: mostrar às crianças o número colorido em borracha EVA, perguntar se sabem que número é, ensinar o numeral e deixá-lo exposto. Pedir às crianças que mostrem com a mão ao alto o número de palitos de picolé correspondentes. Fazer isso com todos os números. 3. depois de todos os números expostos, fazer uma contagem sequencial e pedir para as crianças repetirem o nome de cada número dito 4. por fim, de forma a trabalhar a sequência numérica, retirar aleatoriamente alguns números que estão expostos e ao refazer a contagem, perguntar às crianças que números estão em falta. |
Avaliação | 1. distribuir por toda a turma diversos números coloridos confeccionados em borracha EVA (cada aluno deve receber um); cantar a música dos indiozinhos pausadamente e pedir aos alunos que mostrem o número correspondente conforme ele for dito na música. 2. folhinha de atividades para as crianças identificarem as quantidades das imagens (as folhinhas de atividades e de resposta estão disponíveis abaixo; basta clicar e imprimir) |
Referências | - |
Plano de aula 4 para pré-escola: linguagem
Plano de aula para pré-escola - crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) | |
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Tema | Linguagem |
Campo de experiência | Escuta, fala, pensamento e imaginação |
Habilidades | (EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história. |
Objetivos | Reproduzir histórias e desenvolver a comunicação e a criatividade através da encenação. |
Conteúdo | Linguagem teatral |
Duração | 1h |
Recursos didáticos | 1. livro de história "Os três porquinhos", 2. palitos de picolé, 3. papel vermelho (papel glacê, cartolina, etc.), 4. papel pardo. |
Metodologia | Dramatização: 1. contar a história dos três porquinhos com o auxílio de imagens de um livro ou com cartazes. 2. em seguida, pedir aos alunos para recontarem a história (se necessário, auxiliar fazendo perguntas. Exemplo: quem eram os personagens? O que eles construíram? Por que? O que o lobo queria? Os porquinhos tinham medo do lobo?, etc.). 3. depois, dividir a turma em três grupos, e cada um deles ficará responsável por decorar a casinha de um porquinho (o professor já deve levar as casinhas prontas, que podem ser feitas de cartolina com um quadrado, que será a base da casa, e um triângulo, que será o telhado). 4. para cada casinha, usar os seguintes materiais: os palitos de picolé podem representar a madeira, retângulos de papel glacê vermelho podem representar os tijolos, tiras de papel pardo podem representar a palha. 5. depois de ter as 3 casinhas decoradas, sortear os alunos que representarão os personagem e pedir que encenem a história. O professor deve auxiliar, fazendo o papel do narrador, de forma a orientar as crianças. |
Avaliação | Avaliar a habilidade das crianças de recontarem uma história através da linguagem teatral enquanto forma de expressão. |
Referências | - |
Planos de aula 5 para pré-escola: psicomotricidade
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) | |
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Tema | Psicomotricidade global |
Campo de experiência | Corpo, gestos e movimentos |
Habilidades | (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. |
Objetivos | Desenvolver a coordenação motora, ampliar o equilíbrio e trabalhar o tônus muscular. |
Conteúdo | Coordenação motora ampla |
Duração | 40 minutos |
Recursos didáticos | Fita adesiva ou fita crepom ou durex, cadeiras e mesas da sala de aula, barbante, elástico ou qualquer outro tipo de material do tipo fita/fio e guizos. |
Metodologia | Gamificação ou Ludicidade: 1. em um espaço adequado, colar previamente as fitas/elásticos/fios de lado a lado do local ou seja, cada extremidade deve ser colada em uma parede, de forma a criar uma espécie de cama de gato. Na impossibilidade de colar as extremidades dos fios nas paredes, opte por prendê-los/amarrá-los onde for possível (cercas, portas, móveis, mesas, cadeiras, etc.) 2. em alguns desses fios, prender guizos. A ideia é criar um ambiente com vários fios presos e cruzados entre si de forma irregular e, se possível, em diferentes alturas para que as crianças tenham que passar por cima, por baixo ou pelo meio deles, etc. 3. o professor deve fazer pequenos cartazes (tamanho A4) com o nome de cada criança e deixá-los embaralhados do outro lado da cama de gato. O objetivo é a criança atravessar a cama de gato até o fim, buscar o cartaz com o seu nome e voltar novamente pela cama de gato, tentando não encostar nos fios. |
Avaliação | Atividade "cama de gato": reparar se os alunos tiveram bom desempenho motor, se tiveram domínio do equilíbrio do próprio corpo ao passar por cima dos fios, se apresentaram alguma dificuldade em passar por baixo deles e se conseguiram atravessar o percurso sem tocar na cama de gato (a presença dos guizos será útil nessa avaliação). |
Referências | - |
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